top of page

TAS – TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL

Atualizado: 23 de jan. de 2020

O Transtorno de Ansiedade Social (TAS), também conhecido como Fobia Social, é um transtorno do grupo das Ansiedades caracterizado por medo intenso de ser exposto, humilhado e observado (comer, falar, andar) em situações sociais. Vale ressaltar todavia que o TAS é bem diferente do que se ente...


O Transtorno de Ansiedade Social (TAS), também conhecido como Fobia Social, é um transtorno do grupo das Ansiedades caracterizado por medo intenso de ser exposto, humilhado e observado (comer, falar, andar) em situações sociais.


Vale ressaltar todavia que o TAS é bem diferente do que se entende por timidez. Na timidez o sujeito pode se sentir desconfortável em situações sociais, mas não chega a experimentar os mesmos sintomas que o sujeito fóbico. Na mesma direção, nem todo fóbico é excessivamente tímido. Ele pode se sentir um pouco mais à vontade com pessoas próximas, em alguns ambientes ou situações, mas em situações específicas onde possa ocorrer a exposição social, o fóbico pode sentir intensa ansiedade, muitas vezes se esquivando de eventos e situações sociais. Por este motivo, considera-se o TAS como um transtorno muito limitante e incapacitante. Reverbera negativamente em todas as áreas da vida do sujeito: sociais, laborais, e acadêmicos. Mesmo considerando os seus sintomas como infundados e irracionais, os fóbicos sociais apresentam grande dificuldade em conter o medo intenso que os assolam, recusando muitas vezes promoções no emprego e relações sociais.


O Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5) em sua quinta edição aponta que a apresentação de alguns sintomas listados abaixo mostra-se positiva para o diagnóstico de TAS, como:

Medo de agir de forma que exponha sua ansiedade e seja avaliado negativamente;Medo e ansiedade diante de situações sociais, por isso geralmente são evitadas;O medo ou ansiedade é desproporcional à ameaça real; 4.Geralmente o quadro dura mais de seis meses;Causa prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo;Causa sofrimento clinicamente significativo.

O tratamento inicial para o TAS é realizado com base na psicoterapia ou na medicação. Na psicoterapia serão trabalhadas estratégias para lidar com situações ansiogênicas, ressignificações, e o treino das habilidades sociais.

Dependendo da intensidade dos sintomas, a associação do tratamento psicoterápico com o medicamentoso pode ser fundamental. O médico psiquiatra é o melhor especialista para indicar as medicações adequadas e então, oferecer uma melhor qualidade de vida e relacionamentos interpessoais a esses indivíduos.


Dra Camila Cordeiro Doutora em Neuropsicopatologia

American Psychiatric Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 5th ed. Arlington, VA: American Psychiatric Association; 2013 Blanco C et. al. A placebo-controlled trial of phenelzine, cognitive behavioral group therapy, and their combination for social anxiety disorder. Arch Gen Psychiatry. 2010;67(3):286. Davidson JR et al. Fluoxetine, comprehensive cognitive behavioral therapy, and placebo in generalized social phobia. Arch Gen Psychiatry. 2004;61(10):1005. Blomhoff S et al. Randomised controlled general practice trial of sertraline, exposure therapy and combined treatment in generalised social phobia. Br J Psychiatry.2001;179:23.


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page